domingo, 24 de abril de 2011

TESTEMUNHO DE UMA VIAGEM A MOÇAMBIQUE


De novo com a Um Pequeno Gesto em Moçambique

                  Cheguei recentemente de Moçambique, onde passei as minhas férias com a Anabela Nina, diretora de apadrinhamento da ONGD Um Pequeno Gesto, a visitar os diferentes projectos de apoio a crianças orfãs e ou muito carenciadas no Xai Xai e arredores e em Chokwé.

                 Cada dia deslocávamo-nos a um projecto diferente, felizmente choveu pouco, senão as estradas ainda teriam sido mais difíceis - os quilómetros até nem são muitos, mas são estradas de terra para ir a muitos dos lugares aos solavancos no carro! Mas vale a pena o desconforto quando se chega e se é sempre acolhido com cânticos e danças e muito agradecimento pela visita e pelo bens que vamos distribuir - foi comovente ver as mochilas, material escolar  e  roupas que foram empacotadas por mim e pela Diana, levadas para o TTA, transportadas pelos Voluntários com Asas para Maputo, todas lá prontas a serem distribuidas, já tudo separadinho por tamanhos e qualidades pela voluntária local Sofia Pinto Leite, que muito bem organiza as coisas por lá!

                E ver imensas crianças na Escola S. Vicente de Paulo no Chokwé e na Escolinha do André  no Xai Xai com as mochilas e pastas laranja e azul que levámos às dezenas para lá e já estão a bom uso! Sim, porque os que não têm mochila levam os livros para a escola num saco de plástico...a pouco e pouco e com a continuada ajuda dos Voluntários, a todos chegarão!

               Os voluntários no terreno todos se esforçam ao máximo para que tudo seja feito do melhor modo possível , assim dá gosto colaborar!continuem, caros colegas, a ajudar no transporte, levando nos vossos vôos para Maputo o que vos couber na mala de porão, sempre disponivel na sala de voluntários do 1o andar do TTA, e entregando na recepção do Hotel!

             Bons vôos a todos e os meus agradecimentos,

                                               Dinorah ( madrinha Devi )


Sem comentários:

Enviar um comentário